15 de dezembro de 2025

                                                         

O TIME DA VIRADA E DO AMOR

Na semifinal da Copa do Brasil de 2025, contra o velho freguês Fluminense, o Vasco conseguiu virar duas vezes o placar: no primeiro confronto, de 0x1 para 2x1 no segundo tempo, gols de Rayan (FOTO) e Vegetti. No segundo jogo, decisão por pênaltis, de 0x1 (Vegetti perdeu sua cobrança) para 4x3. Parece que eles tremeram outra vez. 


Certa vez um locutor do canal SporTV\première, num jogo do Atlético-MG, destacou que a torcida do Galo entoava uma canção de incentivo na qual era o “time da virada, o time do amor”. Disse ele que várias torcidas adotam esta canção, sem conseguir explicar que a origem é uma estrofe do samba-enredo A Criação do Mundo na Tradição Nagô, da Beija Flor, campeã de Carnaval de 1978, adaptado pela Torcida Organizada do Vasco (TOV) na noite de 29 de maio de 1988, quando Vivinho e Bismarck marcaram os gols do 2x1 sobre o Fluminense nos últimos minutos, valendo o título da Taça Rio (returno do Campeonato Carioca).

A versão é do vascaíno Henrique, morador de Nova Iguaçu, e remete aos anos 20, quando o time costumava ganhar seus jogos no segundo tempo, graças ao melhor preparo físico dos Camisas Negras, e, também, ao ‘Vascão Vira-Vira’ dos anos 70: “Iererê, ierê, ierê\ Ô-ô-ô-ô\ Travam um duelo de amor\ E surge a vida com seu esplendor” virou “Iererê, ierê, ierê\ Ô-ô-ô-ô\ O Vasco é o time da virada\ O Vasco é o time do amor”.

O gol de Bismarck, inspirador da música que embala a torcida do Vasco e outras, marcou o começo de um novo tempo, com o Gigante da Colina passando a levar a melhor em quase todos os duelos decisivos contra o time dos bacanas da elite.

Henrique da Baixada lançou o hit “Time da virada” 12 anos antes do Palmeiras 3x4 Vasco, pela Copa MERCOSUL de 2000, nesta que foi a mais espetacular virada em final de competição internacional (oficial) de futebol registrada por humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário