7 de maio de 2024


MARACANÃ: UMA TRAPAÇA ANUNCIADA 

Passado para trás pelo governador e flamenguista Claudio Castro e seus comparsas, o Vasco – em nome do ‘Consórcio Maracanã Para Todos’ – ingressou no Tribunal de Justiça-RJ, nesta terça-feira (7\5) à noite, com um mandado de segurança pela impugnação da licitação, cujo fim estaria previsto para quarta-feira (8\5), HOJE, em uma cerimônia no Palácio Guanabara: a encenação do repasse da gestão – e dos lucros – por vinte anos a Flamengo e Fluminense, os amiguinhos da zona sul.

Como parte do golpe, a comissão de licitação da Casa Civil – indicada por Claudio Castro – até acatou uma parte das solicitações contidas no pedido de impugnação que o ‘Consórcio Maracanã Para Todos’ fizera em abril, aumentando em quatro pontos a sua nota – de 81 para 85 - na “proposta técnica”, o que, de forma alguma, mudaria o resultado, pois o ‘Consórcio Fla-Flu’ obteve inalcançáveis 116 pontos neste quesito.

O ‘Consórcio RNGD’ – encabeçado pela Arena 360, gestora do Estádio Mané Garrincha, em Brasília – e a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) também pediram a impugnação, sendo ignorados pelos comissários.

O advogado Rodolpho Heck Ramazzini, da ABCF, explicou:

“O processo está 100% viciado e direcionado de maneira muito clara a um dos concorrentes, o ‘Consórcio Fla-Flu’, em detrimento da isonomia de tratamento e da lisura (...). Se tais vícios não forem sanados, iremos às últimas instâncias, seja na Justiça Comum, ou em tribunais superiores para que o interesse público seja atendido e a moralidade esteja presente na concessão desse patrimônio do futebol mundial”.  

LAMBUJA

Os quatro pontos que aumentaram a nota para 85 - como se houvesse boa vontade dos indicados por Claudio Castro - não se relacionam a Santos e Brusque, cujas presenças na proposta do ‘Consórcio Maracanã para Todos’ esses mesmos comissários rejeitaram.

Caso a participação de Santos e Brusque seja acolhida – como prega a lei - a proposta do ‘Consórcio Maracanã Para Todos’ terá a sua nota acrescida de trinta pontos – de 85 para 115. Neste caso, considerando a diferença de um ponto apenas (116 x 115) na "proposta técnica" (60%), ganharia a concorrência porque a “proposta financeira” (40%) é muito superior à do ‘Consórcio Fla-Flu’.

O edital é burlado quando há uma única proposta viável – a dos favorecidos de sempre.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO CERTAME – 8.1 - Poderão participar da licitação pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consócio, cuja natureza e objeto sejam compatíveis com sua participação na licitação.

Era impossível incluir jogos de Flamengo e Fluminense - o que seria natural, afinal a proposta do ‘Consórcio Maracanã para Todos’ é o estádio aberto a qualquer um, com isonomia, sem discriminação (ao Vasco) e sem os privilégios que, desde 2013 – fortalecidos em 2019 - favorecem os gestores provisórios (Fla-Flu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário